Laçadas – Tricô

Craftsy-Knit-Lab-class-5-of-241014

As laçadas no tricô servem para dois momentos. Ela pode ser para um aumento de pontos na carreira, ou pode ser para se formar desenhos, como por exemplo, o lace formado no coração acima (os buraquinhos).

Existem dois tipos de laçadas, a de aumento de pontos na carreira, e a laçada para ficar o buraquinho, em conformidade com o desenho de padrão que você está seguindo.

Algumas receitas não especificam o tipo de laçada que será usada, então se você tem a foto da peça e nota-se que forma algum desenho com buraquinhos está identificado que a laçada a ser dada é a laçada para formar desenhos.

Se a receita quer laçadas e não nota-se desenhos mais abertos, então faça a laçada de aumento.
Lembrando que existe outro tipo de aumento que não é feito com laçada, algumas pessoas preferem fazer aumentos diferentes de acordo com sua maneira de fazer tricô.

LAÇADA ABERTA (para formar desenho):

laçada aberta

Nesta laçada em malha a linha foi pega do jeito que mostra na foto. A linha tem que ficar por cima para a parte de trás da agulha.

laçada aberta 1

A mesma laçada feita ao completar a carreira em malha. Note o buraquinho formado na foto abaixo.

laçada aberta 2

Aqui nesta foto abaixo foi feito uma carreira em tricô normalmente e veja como finalizou o buraquinho. Este tipo de laçada forma desenhos como no caso do desenho de coração colocado acima, note os buraquinhos formados.

laçada aberta 3

 LAÇADA PARA FAZER AUMENTO:

A linha fica por cima e pela frente da agulha.

laçada aumento
Abaixo a foto com a carreira terminada e outra em tricô, veja que quase não se nota o ponto que formou, e não fica buraco, tem tricoteiras que preferem outro tipo de aumento para não formar estes buraquinhos minúsculos ao aumentar o ponto, dependendo de sua tensão do ponto quase não se nota, mas ainda é bastante usado este tipo de aumento.
laçada aumento 1
Na foto abaixo nota-se a diferença entre as duas laçadas com relação a diferença da posição da linha ou lã com relação a agulha.

Anúncios

2 comentários sobre “Laçadas – Tricô

  1. Eu gostaria q vc explicasse como faz as laterais de uma manta de trico ou outra peça que fica por ex 3 tricos ,um buraquinho ( sem aumento no numero de pts )

    1. Olá Adilea, boa tarde!

      Basicamente quando fazemos uma laçada fazemos um aumento, uma maneira de se fazer esta laçada sem que aumente o número de pontos no trabalho no exemplo que você deu no comentário 3T, Laçada (buraquinho) seria:
      Tricotar os três ponto em ponto tricô, fazer a laçada, tricotar o próximo ponto normalmente e em seguida tricotar os próximos dois pontos juntos.
      Vou deixar um link de um vídeo em inglês para ajudar na execução do explicado acima.
      É importante lembrar que para a laçada sair perfeitamente depende do contexto em que ela será aplicada, ou seja, o ponto anterior e o próximo ponto.
      Tem um post aqui no blog explicando isto de forma mais detalhada vou deixar também o link para o post, recomendo que dê uma conferida nele também.

      http://bit.ly/lacadastabela

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

      Luciana Jemima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s